sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Entenda o que é a gravidez psicológica em cadelas

10:44

A gravidez psicológica é mais comum do que se pensa e ocorre em mais de 50% das cadelas não castradas, mesmo quando elas nunca acasalaram. Além de mudanças comportamentais, a ocorrência, conhecida como pseudociese, também causa alterações físicas que podem surpreender muitos tutores.

O problema é gerado por alterações hormonais que atuam como um "engano" do organismo, o que desencadeia uma série de mudanças tanto na parte psicológica quanto física do animal. Isso acontece quando o hormônio progesterona diminui bruscamente por alguma razão, durante um período que vai do cio até mais cerca de dois meses. O corpo, então, age como se fosse uma situação de gravidez, em que o nível de progesterona também cai, estimulando a produção do hormônio prolactina, que atua no desenvolvimento da produção de leite e do comportamento maternal.

"Callie2009" by MichaelMcPhee - Own work. Licensed under CC BY 3.0 via Wikimedia Commons

Embora seja mais comum em cadelas não castradas, a gravidez psicológica também pode aparecer quando a fêmea foi castrada em um período de até três meses após o início do cio.

Os sintomas, além do inchaço das glândulas mamárias com a produção de leite, e falta de apetite, também incluem diversas alterações comportamentais. As cadelas podem apresentar-se ansiosas, carentes e mais agressivas, querendo proteger algum ambiente ou objeto, como brinquedos de pelúcia ou até mesmo sapatos. 



Quando os sintomas forem notados, é importante procurar o auxílio de um médico veterinário. 


Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top