sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ética no Uso de Animais em ensino e pesquisa é tema de Evento na FMVZ/USP

11:00

Diversos avanços e descobertas da ciência foram conduzidos por experimentos que envolviam testes em animais. A prática, entretanto, tem recebido inúmeras críticas, principalmente nos últimos dez anos, a respeito de maus tratos contra os animais, o que tem gerado questionamentos sobre a utilização de métodos alternativos de pesquisa. No dia 23 de outubro, esse será o tema do debate realizado na FMVZ, no I Encontro de Comissões de Ética no Uso de Animais e V Fórum da Comissão de Ética no Uso de Animais.

A comunidade internacional buscou regulamentar o uso de animais em pesquisa e ensino. Dessa forma, estabeleceu-se que instituições que usam animais estruturassem comitês científicos, que, no Brasil, são regulamentados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). As resoluções normativas visam à eliminação de qualquer sofrimento físico ou mental dos seres testados, à medida que incentivam a busca de alternativas substitutivas. 

Alguns avanços já foram conquistados por quem defende o fim do uso de animais em pesquisas. Na União Europeia e em Israel, a indústria cosmética não pode utilizar esses seres vivos para o desenvolvimento dos seus produtos.

Em 2013, São Paulo tornou-se o primeiro estado brasileiro a proibir o uso de animais para o mesmo fim. O projeto de lei sancionado pelo governador Geraldo Alckmin proíbe o uso de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, e seus componentes, mas não prevê veto ao uso de animais na indústria farmacêutica.

Para saber mais a respeito, acesse as publicações do nosso Portal de Revistas, em especial a Revista Brasileira da Sociedade de Ciência em Animais de Laboratório: http://revistas.bvs-vet.org.br/RESBCAL 

Nela, foram publicados artigos como “A ciência e os animais de laboratório”, de Luiz Edmundo Magalhães, que contam a história do uso de animais em pesquisa. Além disso, a revista também discute métodos alternativos, como o artigo “Alternativas ao uso de animais no ensino de técnica cirúrgica”.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top