quinta-feira, 16 de julho de 2015

Zootecnia: Características do Curso, da Carreira e Áreas de Atuação

10:37

O que é?

Definida pelos dicionários como uma arte de criar e aperfeiçoar animais domésticos e domesticáveis, a zootecnia é, na prática, uma ciência que estuda diversas técnicas visando aumentar a qualidade e a produção de animais. Controle de reprodução, melhoramento genético e nutrição desses animais são algumas das vertentes estudadas, pensando em beneficiar o produtor e aumentar a sua obtenção de lucro. Sendo assim, a área da Zootecnia deriva diretamente da biologia como zoologia aplicada, uma vez que todo conhecimento biológico sobre o animal é somado aos princípios de economia para melhor suprir o mercado com produtos originários da sua criação.


Profissão

Direcionada a quem possui interesses em fazenda e criação, a profissão de Zootecnia foi regulamentada pela Lei 5.550, de 04/12/68, integrando a área das Ciências Agrárias. O zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos, que busca otimizar a utilização de recursos disponíveis e tecnologias sociais, ambientais e economicamente adaptáveis à realidade da produção animal.

Prestes a comemorar 50 anos, a profissão hoje está em grande expansão. Somente no Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), a profissão tem mais de 500 inscritos – número que tente a crescer, uma vez que, no Brasil, 112 cursos de Zootecnia já são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para o Presidente do CRMV/MS, João Vieira de Almeida Neto, “a profissão a cada ano consolida-se no mercado de trabalho devido à competência dos profissionais, que tem grande importância para o desenvolvimento do agronegócio no nosso Estado”.

Curso

O primeiro curso de Zootecnia no Brasil foi fundado em 1966 - um pouco antes de sua regulamentação - pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. No dia da inauguração do curso, 13 de maio, é comemorado o Dia do Zootecnista.

Com duração média de oito semestres e integral, o curso contém disciplinas que têm como objetivo preparar os estudantes antes de ingressarem em um estágio supervisionado de, no mínimo, 180 horas ao final da graduação. Nos primeiros semestres, a preparação é feita através de matérias básicas, abrangendo diversas áreas de atuação do profissional, que incluem, por exemplo, zoologia, anatomia, genética e química. A partir do terceiro ano, as disciplinas passam a ser mais específicas, como parasitologia, bioclimatologia, fertilidade e conservação do solo, além de administração e desenvolvimento rural. A maior parte do curso é formada por disciplinas práticas. 




Diferenças entre Medicina Veterinária e Zootecnia

Apesar de estarem comumente associados e de algumas disciplinas ao longo da graduação se sobreporem, os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia têm diferenças claras no foco da atuação profissional. Enquanto um zootecnista volta seus estudos à área de nutrição e alimentação, além de melhoramento genético e administração, buscando sempre atingir maiores produtividades e rentabilidades na criação, o médico veterinário dedica-se aos cuidados com a saúde do animal, prestando assistência clínica e cirúrgica. As áreas de comum atuação envolvem o controle de alimentos provenientes da produção animal. 

Áreas de atuação

Por conta da diversidade de habilidades desenvolvidas no curso de graduação, um zootecnista pode atuar em qualquer área de produção animal, envolvendo desenvolvimento, preservação e controle de produção e produtividade dos animais e abrangendo um largo espectro de conhecimento que vão além do ambiente rural, como economia, administração, sustentabilidade e biotecnologia. 

Divididas basicamente em três grandes áreas, essas formas de atuação podem estar relacionadas ao contato direto com a produção animal (inspeção de condições de higiene, seleção de técnicas de melhoramento de produção, necessidades nutricionais, medicação e reprodução), aos trabalhos administrativos (acompanhamento de investimentos, gastos, compra e venda de animais, promovendo o planejamento estrutural de qualidade da fazenda), ou às pesquisas laboratoriais tanto em instituições privadas quanto governamentais (melhoramento genético, aperfeiçoamento dos sistemas de abate e armazenamento).
Outras atividades como manejo de pastagens, melhoramento do solo e supervisão em zoológicos também podem fazer parte do dia a dia de um zootecnista.


"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados" (Mahatma Gandhi)


Referências 

http://www.usp.br/fzea/
http://www.dicionarioweb.com.br/
http://www.infoescola.com/
http://www.guiadacarreira.com.br
https://pt.wikipedia.org/wiki/
http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/academica?dd1=1024&dd99=view&dd98=pb
http://www.abz.org.br/sobre-zootecnia/livro-zootecnia/4492-livro-zootecnia-brasileira.html

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top