terça-feira, 29 de julho de 2014

Equoterapia: um caminho para tratamentos de saúde

12:36

A utilização de animais no tratamento de problemas de saúde não é novidade. Nesse sentido, a equoterapia tem se mostrado muito eficiente. O método terapêutico combina abordagens nas áreas de saúde, educação e equitação. A prática busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Por exigir a participação do corpo inteiro, a equoterapia contribui para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Além disso, a interação com o cavalo desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

A equoterapia é indicada em casos de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e linguagem. As sessões podem ser realizadas em grupo, porém o planejamento e o acompanhamento deve ser individualizado.

                                                                          Fonte: imagem retirada do site http://goo.gl/XPj42U

O médico veterinário tem um importante papel no apoio à equipe de equoterapia, já que, a sua prática exige algumas características importantes nos animais como a simetria de movimentos e de musculatura, relaxamento muscular e psicológico, restabelecimento do equilíbrio, melhora na propriocepção e prevenção de lesões por esforço.
A atividade foi regulamentada em 2011 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Atualmente, a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil) disponibiliza uma série de cursos de profissionalização e aperfeiçoamento na área.



Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top