segunda-feira, 21 de julho de 2014

Conheça as normas para a criação de pássaros silvestres de forma legal

13:43

Ter um pássaro de estimação, desde que o animal seja de origem legal 
A prática de criar pássaros existe há tempos. Durante muitos anos, esses animais foram capturados sem controle, o que resultou em uma crise na fauna brasileira. Para resolver esse problema, o IBAMA formalizou a figura do criador de passeriformes em 1996 e passou a controlar diretamente a criação e comercialização.
Para obter a licença de criador de pássaros, é necessário se registrar como criador amadorista ou comprador de passeriformes. Essas duas legalizações só servem para pessoas físicas que não tem interesses comerciais na criação das aves. Para se tornar criador amador é necessário efetuar um cadastro no site do IBAMA.
                                                     Fonte: imagem retirada do site http://goo.gl/ZLNo2F
Após o cadastro, o interessado deve comparecer a unidade do Ibama mais próxima, portando documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Feito o pagamento da licença, está autorizada a criação dos pássaros. As aves adquiridas devem ter origem legal, provenientes de outro criador amadorista ou de um criador comercial, ambos em situação regular junto ao Ibama.
A licença de criação amadora tem prazo de validade de um ano e precisa ter o pedido de renovação feito um mês anos do término do prazo. Para se tornar comprador de passeriformes também é necessário o registro do Ibama. A única exigência do órgão ambiental é que o comprador mantenha seus dados atualizados no sistema e que também conserve as notas fiscais das aves no cativeiro. 
O Ibama não regulariza pássaros silvestres capturados na natureza, pois essa prática é ilegal. Para mais mais informações sobre os cadastros, acesse o site do IBAMA.



Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top