sexta-feira, 19 de abril de 2013

Financiamento de 100 mil dólares a inovações em saúde animal e humana

09:29




Financiamento de 100 mil dólares a inovações em saúde animal e humana

Fundação Gates busca soluções no campo veterinário para doenças humanas e também abordagens da medicina para problemas de animais com impactos no homem, como tuberculose bovina e febre aftosa. O desafio faz parte do Grand Challenges Explorations, que tem inscrições abertas até 7 de maio

Apenas 13 tipos de zoonoses, doenças transmitidas entre animais e o homem, infectam todos os anos 2,4 bilhões de pessoas e matam 2,2 milhões no mundo. Os dados são de pesquisa divulgada em 2012 pelo International Livestock Research Institute (ILRI) e pelo Instituto Britânico de Zoologia. O Brasil figura no ranking dos 20 países com o maior número de fatores de risco para o aparecimento do problema, entre eles a pobreza e sistemas precários de pecuária e produção animal. Por aqui, o Ministério da Saúde registrou no ano passado 590 000 casos de dengue, uma das zoonoses mais comuns no país. Boa parte delas são também consideradas doenças tropicais negligenciadas, como a esquistossomose e a filariose.

Novas abordagens, ideias e melhoramentos na saúde veterinária contribuiriam diretamente para diminuir a incidência de zoonoses em humanos. Encontrar inovações de impacto nessa área é um dos cinco desafios propostos pelo programa Grand Challenges Explorations, da Fundação Bill & Melinda Gates, que está com inscrições abertas até dia 7 de maio. A iniciativa oferece 100 mil dólares a projetos inovadores na área de Saúde Única, que é a convergência entre a Saúde Animal e a Humana na busca por soluções conjuntas que beneficiem principalmente populações de países em desenvolvimento.

São bem-vindas tanto inovações da pesquisa veterinária que possam ser aplicadas a doenças humanas, como tuberculose e malária, quanto o inverso: novas abordagens da medicina para problemas de animais que afetem o homem, como a febre aftosa e a tuberculose bovina. Não é preciso titulação acadêmica para concorrer. Estudantes e pesquisadores de todos os níveis podem enviar propostas. Para se inscrever, é necessário apenas explicar em duas páginas por que a ideia é inovadora, qual seu impacto e possível aplicação em países em desenvolvimento.

Essa rodada traz ainda um desafio voltado especificamente para zoonoses consideradas Doenças Tropicais Negligenciadas. O tópico Novas Abordagens para Detecção, Tratamento e Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas busca soluções inovadoras a doenças zoonóticas específicas como a esquistossomose, a filariose e a oncocercose. Procuram-se estratégias para atacar múltiplas DTNs, desenvolvimento de novas drogas e sistemas diagnósticos para um melhor mapeamento, tratamento, monitoramento e fiscalização de casos.

Além desses dois desafios, a 11ª edição do GCE vai financiar também inovações nos três tópicos abaixo:

 

Para uma descrição completa dos 5 tópicos em português clique aqui.

Modelo de financiamento
São oferecidos 100 mil dólares aos projetos vencedores. Em dezembro de 2011, a Fundação Bill & Melinda Gates fechou uma parceria com 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Se um projeto for contemplado pelo GCE, a Fundação do estado do pesquisador vai oferecer um adicional de 50 mil a 100 mil dólares. Projetos premiados que demonstrarem sucesso poderão concorrer a um financiamento adicional no valor de 1 milhão de dólares.
Confira aqui um resumo das propostas premiadas nas últimas edições.

Quem pode se inscrever
A Fundação Bill & Melinda Gates acredita que boas ideias para desafios globais podem vir de qualquer indivíduo. Por isso, o programa não exige do candidato qualquer titulação acadêmica, mas seleciona projetos com base em sua solidez e potencial de inovação. O GCE está aberto a estudantes, pesquisadores e cientistas de diversas áreas. Jovens empreendedores da iniciativa privada e de ONGs também podem concorrer.

Como participar
As inscrições são online e em inglês e vão até o dia 7 de maio. Não é necessário enviar dados preliminares. O candidato deve apresentar sua proposta de forma clara em apenas duas páginas, explicando por que ela é inovadora, que impacto ela pode gerar e como a ideia vai demonstrar sua aplicabilidade. É muito importante certificar-se de que seu projeto se encaixa perfeitamente nos tópicos. Propostas fora dos temas não serão consideradas. A descrição detalhada dos tópicos desta edição está em: http://www.grandchallenges.org/Explorations/Pages/introduction.aspx.


Para inscrever e enviar seu projeto, é preciso criar uma conta do GCE em: https://gce.gatesfoundation.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top