quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cachorros podem compreender o ponto de vista humano

08:31


Cães domésticos são muito parecidos quando roubam comida achando que ninguém pode vê-los, sugerindo, pela primeira vez, que eles são capazes de entender o ponto de vista humano.

Muitos donos de cachorros pensam que seus animais são espertos e que entendem os humanos, mas até agora, este fato não foi comprovado pela ciência.

Dra. Juliane Kaminski e seu cachorro Ambula.

Dra. Juliane Kaminski, do departamento de Psicologia da Universidade de Portsmouth, vem mostrando que, quando um humano proíbe um cachorro de comer, os animais são quatro vezes mais desobedientes se estiverem num quarto escuro do que num claro, sugerindo que os cachorros parecem apresentar consciência do que os humanos podem ou não ver.

Dra. Kaminski diz: “É incrível porque isso pode significar que os cães sabem que os humanos não podem vê-los, e que talvez eles sejam capazes de entender a perspectiva humana!”.

Este é o primeiro estudo que analisa se os cachorros conseguem perceber diferentes níveis de luz quando estão desenvolvendo estratégias para roubar a comida. O estudo foi publicado na revista Animal Cognition. A pesquisa foi financiada pela Max Planck Society, antigo empregador da Dra. Kaminski.

Dra. Kaminski diz: “Humanos atribuem constantemente certas qualidades e emoções a outras coisas vivas”. Nós achamos que nossos próprios cachorros são inteligentes ou sensíveis, mas isto somos nós pensando, não eles.

Estes resultados sugerem que os seres humanos podem estar certos em relação aos seus cães, mas ainda não podemos afirmar com certeza absoluta se os resultados significam que os cães realmente têm flexibilidade em compreender a sua mente e a dos outros. Sempre se assumiu que apenas os seres humanos tinham essa capacidade.”

A pesquisa é um grande passo para nossa compreensão sobre a habilidade de pensar e entender dos cães, o que pode auxiliar as pessoas que trabalham com cães, policiais, deficientes visuais, adestradores e até mesmo os que têm o cachorro como animal de estimação.

A dra. Kaminski aplicou uma série de experimentos com várias condições de iluminação. Em cada teste o cachorro foi proibido por um humano de pegar comida. Quando a sala ficava escura, os cachorros pegavam mais comida e a consumiam mais rápido do que quando a sala estava iluminada.

Os testes foram complexos envolvendo uma série de variáveis para garantir que os cachorros estavam baseando suas decisões em simples regras associativas, por exemplo, o escuro significa comida.

Não existe indício sobre a visão noturna dos cachorros, mas os resultados desta pesquisa indicam que os cães sabem diferenciar claro e escuro.

Dra. Kaminski diz: "Os resultados destes testes sugerem que cachorros decidiram que era mais seguro roubar a comida do quarto quando a sala estava escura porque eles parecem entender alguma coisa sob a perspectiva humana"

A compreensão do cachorro pode se limitar mais ao “aqui e agora” do que em qualquer outra dimensão de compreensão mais elevada, disse a Dra. Kaminski, e são necessárias mais pesquisas para identificar quais os mecanismos que estão controlando o comportamento dos cães.

No total foram escolhidas 42 fêmeas e 42 machos a partir de um ano para participar do teste. A seleção baseou-se no fato dos cachorros se sentirem ou não confortáveis na ausência do dono na sala, mesmo no escuro. Além da fome. "Alguns cachorros são mais interessados na comida do que outros", disse a Dra. Kaminski

Estudos anteriores mostraram que chimpanzés possuem uma compreensão sofisticada, parecem saber se alguém pode vê-los ou não e também sabem o que os outros viram no passado. Não se sabe quão elaborada é a percepção dos cachorros se comparada à dos chimpanzés. Muitos trabalhos de pesquisa anteriores descobriram que, para os cães, os olhos de um ser humano são um sinal importante para decidir como se comportar, e que eles respondem de melhor boa vontade as pessoas atentas, que as desatentas.

Tradução: Patricia Naomi Tomisawa

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top