segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

BVS-Vet acompanha na BIREME a posse da nova Diretora da OPAS

13:18


Recepção da posse da Dra. Carissa Etienne (Foto: Bireme)
A coordenação da Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia, os colaboradores da BIREME, além de autoridades e apoiadores institucionais do Centro, em São Paulo, acompanharam remotamente a cerimônia de posse da Dra. Carissa Faustina Etienne, Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Diretora Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aconteceu na Sede da OPAS, em Washington D.C., Estados Unidos, em 31 de janeiro de 2013.

O Diretor da BIREME, Adalberto Tardelli, durante as atividades, agradeceu presença de 17 participantes representantes do Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) (signatários do convênio de manutenção da BIREME no Brasil), Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), Universidade de São Paulo (USP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esse momento de transição se caracteriza pelo reconhecimento dos resultados alcançados com ênfase nas perspectivas futuras da cooperação técnica que Organização brinda aos países para melhorar a saúde e a qualidade de vida de todas as pessoas nas Américas. A BIREME e sua rede de colaboradores, que inclui o trabalho realizado constantemente pela BVS-Vet, contribuíram para esse objetivo fortalecendo os sistemas nacionais de informação científica e técnica.

Em suas palavras, a Dra. Carissa destacou: “Melhorar a saúde e o acesso ao cuidado da saúde, se traduzirá em economias mais fortes, sociedades mais coesas e em nações que estejam em melhores condições para integrar-se e competir no mundo globalizado”.

A BVS-Vet parabeniza a nova diretora da OPAS Carissa Etienne e deseja sucesso em sua gestão.


Sobre a Diretora da OPAS

Dra. Carissa Etienne (Foto: Bireme)
A Dra. Carissa Etienne é médica pela University of the West Indies, da Jamaica e mestre em ciências no tema saúde comunitária em países em desenvolvimento pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, University of London.

Eleita Diretora da OPAS por seus Estados Membros em 19 de setembro de 2012, a Dra. Etienne dará início a um mandato de cinco anos em 1° de Fevereiro de 2013. A Dra. Etienne foi Diretora Assistente para Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça entre 2008 e 2012, e Diretora Assistente da OPAS entre 2003 e 2008. Durante seus mandatos na OPAS eOMS, a Dra. Etienne liderou esforços para renovar serviços de atenção primária à saúde, promovendo integração e fortalecendo os sistemas de saúde. A Diretora eleita dirigiu a elaboração do World Health Report 2010 da OMS, e liderou a agenda global da Organização que apoia o acesso universal a produtos médicos eficientes e seguros.

Em seu país natal, Dominica, onde a Dra. Etienne iniciou sua carreira médica, sua liderança na área de desastres e como Coordenadora do Programa Nacional de AIDS junto ao Ministério da Saúde são amplamente reconhecidos.


Texto: adaptado da Bireme
Fotos: Bireme

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top