quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Enriquecimento cognitivo na hora de comer

14:13



Sabe aquele tipo de cachorro que come toda a ração do pote em 2 minutos? Ou ainda os que não têm apetite, comem um pouquinho, cheiram, depois desistem da refeição? Também aquele tipo que come tudo rapidinho e depois passa mal? O enriquecimento cognitivo usado nas refeições pode ajudar pets com esses e outros problemas.

Enriquecimento cognitivo é toda atividade que faz com que o cãozinho precise exercitar sua mente para obter algum resultado. O enriquecimento cognitivo visa estimular e melhorar a capacidade mental do animal – não somente cães, mas também gatos e outros animais em cativeiro, como em zoológicos. O adestramento em si pode ser considerado enriquecimento cognitivo, pois ao aprender comandos, o cão aprende formas de conseguir coisas e se comunicar melhor com os donos e pessoas em geral, usando a cabeça!


O enriquecimento cognitivo feito na hora das refeições une duas coisas que são muito interessante para os cães: a comida em si e a caçada para conseguir essa comida. Na natureza, o cão passaria 70% de seu dia buscando comida, por isso, ao contrário do que muitos pensam, é natural e saudável para o cão doméstico trabalhar para conseguir o alimento. O ócio e tédio podem levar os pets a terem diversos problemas, como estereotipias, compulsões e hábitos como roer e destruir objetos. É melhor direcionar a energia para uma atividade instigante e interessante como o enriquecimento com alimentos.

Para fazer o enriquecimento, podemos usar objetos que temos em casa, assim como brinquedos próprios comprados em pet shops. Oferecer a ração dentro de garrafas pets furadas, caixas de papelão tampadas mas com furos ou caixas de ovos, pode ser uma opção para cães que não ingerem partes do brinquedo (isso é muito importante, o cão deve ser observado várias vezes enquanto interage com o brinquedo para que o dono se certifique que o cão não ingere partes). A ideia é que o pet crie estratégias – bater com as patas, roer, amassar, jogar para o alto – para retirar a comida contida nos brinquedos. Dentre os brinquedos prontos, os chamados pet games são ótimos para os cães que precisam de um desafio maior, pois já ficaram craques nos brinquedos caseiros. Esses brinquedos contém gavetas, pinos e travas que escondem pedaços de petiscos e ração, e devem ser movidos ou retirados para que o cão chegue ao alimento. O correto é começar com um brinquedo nível fácil e dificultar à medida que o cão se especializar!

Como já dito, o enriquecimento cognitivo na hora de comer é ideal para cães que comem rápido, pois com os brinquedos o cãozinho terá acesso a poucas porções de ração por vez, dificultando a ingestão e promovendo a mastigação. Para cães que não demonstram interesse no alimento, os brinquedos podem ajudar, pois além da ração, o cheiro, barulho e movimento do brinquedo podem instigá-lo. O cãozinho deve ser elogiado e recompensado quando conseguir pegar a ração do brinquedo, para que fique motivado a continuar. E para cães que requerem um alto nível de atividade física, o enriquecimento ambiental cognitivo ajuda muito, pois além de se exercitar fisicamente para retirar o alimento (nesses casos, o ideal são brinquedos mais robustos e de material firme, para que o animal possa jogar, arrastar e segurar, fazendo uma verdadeira atividade física), o exercício mental com certeza vai cansá-lo bastante!

Podemos ver que, dificultar o acesso do cãozinho ao alimento usando brinquedos não só é indicado, como é muito benéfico e saudável, pois assim conseguimos ensinar novas habilidades ao pet, ao mesmo tempo em que providenciamos atividade física e um ambiente mais enriquecido. Então, que tal aposentar os potinhos de ração e trocá-los por brinquedos diversos? Seu pet com certeza vai agradecer e se divertir muito com a novidade!


Fonte: Universo Pet
Texto: Juliana Yuri – adestradora da equipe Cão Cidadão.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top