quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aprenda como ensinar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo

10:12

Logo que o filhote chegou em casa, tudo para ele é novo. Ele não conhece o lugar, os cheiros são diferentes e todas as pessoas ainda são estranhas. Por isso, no começo é normal que ele fique quieto e depois ele vai “relaxando”. E, de repente, um xixi escapa... Ele está lá, fazendo xixi bem em cima do tapete da sala... Muita gente pensa em esfregar o focinho do cachorro no xixi e dar uma bronca. Esqueça isso não funciona... E, pior, poderá causar outros problemas... Os cães não aprendem dessa forma. Além disso, você pode estar dando para ele, o que ele quer: a sua atenção.


Existem várias dicas para ensinarmos o filhote a fazer xixi no lugar certo. A principal é que temos que escolher o lugar certo para que ele possa fazer suas necessidades. O “banheirinho” do cachorro deve ser um local de fácil acesso, mas longe dos potinhos de comida e água, e do local onde o cão dorme e brinca. Forre a área apropriada, com bastante jornal, e com o tempo vá reduzindo a área. Outra opção é o uso de tapetes higiênicos, que podem ser encontrados com facilidade no mercado pet. Eles absorvem melhor o xixi que o jornal, e têm um cheirinho que estimulam os cães a fazer as necessidades ali.

O treino começa cedo, logo que o filhote chegar em casa, entre 2 e 3 meses de idade. Não é difícil, mas requer calma e paciência. Para isso, é preciso criar uma rotina, levar o cão várias vezes ao local apropriado: assim que ele acordar, depois de comer, antes de dormir. Temos que estimular que cão use o seu banheirinho.

Também podemos perceber quando o cachorrinho mostra algum sinal de que quer se aliviar: ele começa a cheirar o chão, rodopiar e ate abrir a pata lentamente. Nesta hora, pegue-o no colo e leve rapidamente até o local correto, para que ele fique no banheiro dele. Permaneça por perto e, assim que ele fizer o xixi, não esqueça de recompensá-lo. Só não podemos mostrar o petisco antes dele fazer xixi, pois ele pode se desconcentrar.

Logo que ele terminar dê a ele um petisco e mostre que você ficou feliz, afinal, ele acertou o local. Neste exato momento, ele estará recebendo sua atenção, ele ficará feliz. Com o tempo, ele vai associar o alivio no lugar determinado a um petisco e atenção. Repita esse procedimento várias vezes. Em caso de mudança de casa, é possível reensinar o cachorro, só vai levar um pouco mais de tempo e paciência.

Se o cãozinho errar o local, não dê bronca! Gritar o nome do animal é errado, o cãozinho tem que associar seu nome a coisas boas ou confundir a bronca com a presença constante do dono, o que transformará o xixi fora do lugar em hábito. Ele ainda está aprendendo, por isso não dê atenção ao erro. Além disso, ele pode entender que a bronca é um sinal de que não se pode fazer as necessidade na frente das pessoas, criando um problema ainda maior.

Também não limpe o xixi na frente dele. Leve o filhote para uma outra área, e só então limpe o xixi. Para esse procedimento, você usar um produto especial, neutralizador de odores – encontrado em pet shops – para eliminar o cheiro de urina. Às vezes, o cão começa a comer o próprio cocô por entender que o dono faz isso na hora da limpeza.

Se for contratar um adestrador para ensinar seu cachorro a se comportar, sempre opte por um que use reforço positivo para adestrar, como petiscos e brinquedos, e não um que use negativos, como o enforcador.



Fonte: Blog do Dr. Pet 

Texto: Karina Pongrácz (Adestradora e Consultora de Comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Adaptação: BVS-Vet



Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top