terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cães tosados são mais felizes no calor

11:06

O shit-zu é uma das raças que mais sofre com o calor

Com os termômetros na casa dos 34° C os donos devem ficar atentos para que os cães não sofram de hipertermia. Animais de focinho curto e pelagem longa sofrem mais com o calor. Por isso, se você é daqueles que não abre mão de ter um cachorro com o pelo arrastando no chão, é melhor começar a mudar de opinião.


Há donos que deixam de tosar o animal por acreditar que ele vá ficar triste com o novo visual. Isso é um mito. São os donos quem sentem as mudanças e passam isso para os bichos. A veterinária Lara Edna Santana afirma que os cães de pelo longo sofrem mais com as altas temperaturas porque sentem mais calor do que os de pelo curto. A pelagem funciona como um isolante térmico e em dias quentes os animais ficam mais ofegantes e inquietos. "Os donos não precisam ter dó de tosar o cão no calor. Os animais ficam alegres e aliviados", afirmou Lara Santana.

Segundo a veterinária, qualquer cão em condições extremas de calor e esforço físico está sujeito à hipertermia. Algumas raças de focinhos mais curtos como pug, buldogue, boxer e shihtzu têm maior predisposição. A hipertermia pode provocar taquicardia, taquipneia (respiração ofegante), salivação intensa, vômitos, diarreias, tonturas, perda de consciência, convulsões, hematomas, tetanias (tremores musculares), falta de coordenação motora, mucosas hipercrômicas (muito coradas), parada cardiorrespiratória e morte.

Para evitar a hipertermia você pode: caminhar com o cão em horários mais frescos, manter água limpa e fresca ao alcance do animal, não deixá-lo exposto ao sol ou em local sem ventilação, evitar banhos com água quente e secadores com altas temperaturas, evitar colocar roupas nos cães e mantê-los sempre tosados nesta época.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top