segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ar seco exige cuidados especiais com os animais de estimação

11:52

Umidade baixa do ar pode favorecer o aparecimento de doenças oportunistas

Com a umidade relativa do ar tão baixa a essa época do ano, todos precisam de cuidados especiais.

Todos nós humanos... E também nossos bichos de estimação.

Entre outros problemas, o ar seco, e consequentemente o aumento da poluição, podem favorecer o aparecimento de doenças oportunistas, fazendo com que os animais domésticos sofram de alterações respiratórias, como por exemplo, a bronquite e a asma.

Em cachorros e felinos mais ativos, até mesmo um sangramento nasal pode aparecer.

Para prevenir e amenizar esses desconfortos em cães e gatos, o médico veterinário e oncologista Bruno Baetas deu algumas dicas - que você pode colocar em prática a partir de agora na sua casa:

- Deve-se manter [os pets] muito hidratados, principalmente após exercícios físicos, como caminhadas.  É importante lembrar que os horários recomendados para passeios e exercícios são sempre o início da manhã e o final da tarde, quando o tempo está menos quente.

Outras dicas do doutor são fundamentais para que o seu pet se sinta bem nesta época do ano, como levar água durante os passeios com seu bichinho, manter água fresca e abundante sempre à disposição dos animais e diminuir a carga de exercícios físicos nos dias mais secos.

Quanto à alimentação, ainda de acordo com o médico, deve-se manter a dieta com a qual o cão ou o gato estão acostumados, na quantidade normal - sem maiores novidades nesta época do ano. Para os cães que têm o costume de ingerir comida feita pelos proprietários, é bom evitar comidas gordurosas e com sal.

Frutas como melancia, maçã e pera, que possuem bastante teor de água, também são uma boa pedida para alimentar e hidratar os bichinhos.

Outra dica para estimular o consumo de líquidos é dar cubos de gelo aos pets. Doutor Bruno explica.

- Eles gostam de brincar [com os cubinhos] e com isso acabam se hidratando.

Além dos cubos de gelo, você pode preparar uma delícia boa para hidratar seu pet nesta época: o sorvete para bichinhos de estimação.

A delícia – que pode ser servida para cachorros e felinos – é mais um incentivo para os animais beberem bastante água.

Quem ensina esta receita é a zootecnista e especialista em alimentação de cães e gatos, Tula Verusca Pereira.

Aprenda a fazer.

Ingredientes:
  • 250g de carne
  • 1l de água

Modo de preparo:

Basta colocar para ferver os 250g de carne no litro de água. Deixe ferver bastante, até dissolver a carne completamente. Você pode ir acrescentando água se secar demais. Depois, é só colocar a mistura em forminhas de gelo e deixar no congelador até endurecer. Após congelados, os cubinhos podem ser servidos dentro da vasilha de água do seu cão (ou gato).

Se você preferir, pode trocar a carne por uma fruta de que se bicho goste bastante.


Fonte: R7
             Por Ana Paula Xavier

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top