sexta-feira, 27 de julho de 2012

1º Hospital Público Veterinário do país já está em funcionamento

11:33

Foto: Ilustração/Divulgação/Reprodução
Inaugurado em 02 de julho de 2012, o primeiro hospital público veterinário, o “Publicão” - como está sendo chamado, é um projeto que faz parte das ações da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, criada pela Prefeitura de São Paulo no dia 23 de junho. A unidade foi totalmente custeada pela Prefeitura de São Paulo e será administrada pela Anclivepa-SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo). No hospital são realizadas consultas, cirurgias, medicações, curativos, exames laboratoriais – incluindo hemogramas, bioquímicos e sorologias, eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom, radiografias e ainda uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A equipe é formada por 28 funcionários, sendo 16 deles veterinários. 



O atendimento é gratuito para os proprietários dos animais e também para protetores que socorrem cães e gatos abandonados e maltratados. As especialidades são ortopedia, anestesiologia, dermatologia, clínica médica, laboratório de análises clínicas, cirurgia geral e futuramente deve contar com oftalmologia, endocrinologia, nefro e urologia, acupuntura e homeopatia, ultrassonografia, radiologia, medicina de felinos e oncologia. 


Foto: Clube da Mancha Brasil

Para ter direito ao atendimento é necessário que os proprietários de animais estejam devidamente inscritos nos Programas Sociais da Prefeitura Municipal de São Paulo (Bolsa Família e Renda Mínima), ou os animais sejam oriundos de abrigos e ONGs de proteção animal, também devidamente registrados. São distribuídas por volta de 30 senhas todos os dias para que os animais sejam consultados por um clínico. As senhas tem acabado por volta das 13 horas. São cerca de 70 animais atendidos por dia. A prefeitura tem como meta alcançar 1.000 consultas por mês e 180 cirurgias. Caso precise de um veterinário especialista, ele é encaminhado no mesmo dia ou uma consulta é agendada para o animal. 

Segundo, Renato Tartália, diretor administrativo do hospital. A inauguração da unidade veterinária pública é um sonho realizado, porque além de uma ação de Proteção Animal: é um resgate de cidadania. A iniciativa deve salvar a vida de milhares de cães e gatos na cidade de São Paulo, além de diminuir o abandono de animais nas ruas, já que muitas vezes os cães são abandonados porque os donos não tem como cuidar deles quando ficam doentes.

O Serviço Veterinário da Anclivepa-SP está localizado na Rua Professor Carlos Zagotis, 3, Tatuapé , São Paulo e funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 19h. Para ser atendido, o tutor deve comparecer à unidade com R. G., CPF, comprovante de residência e carteirinha do benefício social (renda mínima, bolsa família). Para mais informação, ligue 11 2227-0858.


Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top