segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pastagens perenes proporcionam mais quantidade e qualidade na produção de leite

09:14

Nos últimos anos muitos produtores descobriram nas pastagens perenes uma forma de aumentar a produção do leite. E o melhor: com qualidade e sem custos elevados. Um exemplo pode ser conferido na propriedade de Dorildo e Erildes Camargo, em Linha Fátima, interior de São Miguel do Oeste, que comercializam com a Cooperoeste/Terra Viva a mais de uma década. Há sete anos eles decidiram apostar nesta alternativa. E não se arrependem. Dos 32 hectares, 8,5 são destinados a pastagens perenes.
Dona Erildes conta que em 2005 um técnico agrícola da Cooperoeste/Terra Viva sugeriu que eles fizessem uma experiência. "No começo ficamos com receio, mas plantamos e notamos os bons resultados. De lá para cá fomos aumentando a área a cada ano", revela. Eles utilizam as pastagens Pioneiro e Tifton. "Nas nossas terras o Tifton apresenta melhores resultados", assinala Erildes. No inverno a área destinada a pastagens perenes é utilizada para a plantação de aveia.

     
ESTIAGEM NÃO AFETOU PASTAGEM
A última - e longa - estiagem que assolou a região não afetou tanto as pastagens. Segunda a produtora, a pastagem é boa e reflete na qualidade do leite. "Além disso, durante a seca não houve queda na produção", expõe. A agricultora alerta, no entanto, que para se obter bons resultados alguns cuidados devem ser adotados. Uma boa adubação é fundamental. Além disso, o manejo e o ‘piqueteamento’ são muito importantes.


CUSTO/BENEFÍCIO
Quando questionada sobre o custo/benefício, dona Erildes é enfática ao afirmar que é muito vantajoso investir na pastagem perene. "Vale a pena, pois plantamos uma vez só durante o ano. Isso diminui o gasto com a compra de sementes", diz, acrescentando que se trata de um pasto perene que necessita apenas da época e de adubação para rebrotar. "Com isso não há a necessidade de ficar semeando e gradiando a toda hora", complementa.
    

CONSELHO
Erildes diz que os produtores devem investir na pastagem perene que, além da qualidade que proporciona no alimento fornecido ao animal, em pouco espaço rende muito, sem custos elevados. "Considero que hoje já é uma necessidade. Quem trabalha com vaca de leite tem que pensar na pastagem perene", aconselha.
     

PLANTEL/PRODUÇÃO
A propriedade tem um plantel de 82 animais da raça holandesa. Destas, 42 estão em lactação. Ainda há 28 novilhas, nove bezerras e três vacas secas. A produção mensal chega a 30 mil litros.
     

TÉCNICO AGRÍCOLA CONFIRMA BENEFÍCIOS
Para o técnico agrícola da Cooperoeste/Terra Viva, Dyoi Vergutz, atualmente a pastagem perene não é mais uma alternativa, mas sim, uma necessidade. "Desta forma não se precisará mais remanejar o solo, nem trabalhar com sementes. A pastagem é permanente na lavoura", comenta. Ainda, conforme ele, além de Pioneiro e Tifton existem outros tipos. "O importante é que o agricultor avalie qual o melhor para a sua área". Conforme o técnico, não adianta implantar a pastagem de Tifton numa área que não esteja devidamente corrigida. De acordo com Vergutz, os técnicos auxiliam os agricultores para saberem qual a melhor cultura a ser implantada em cada propriedade, pois cada uma tem sua necessidade de manejo e exigências nutricionais quanto à fertilidade do solo.
    

MAIS TRABALHO DO QUE INVESTIMENTO
Segundo o técnico agrícola, o investimento para implantação da pastagem perene é pequeno, porém o processo é trabalhoso, pois precisa de cuidados. "É mais dedicação do que investimento financeiro, mas o principal é que o resultado é altamente compensador", afirma. Vergutz destaca, ainda, que a pastagem perene é mais resistente, além de proporcionar uma boa alimentação ao rebanho e refletir muito na qualidade da produção. Na avaliação do técnico, está na hora dos produtores analisarem muito bem essa questão, pois a concorrência e a disputa pelo mercado é cada dia maior. "E quantidade aliada a qualidade e custo de produção serão fundamentais para que os agricultores se mantenham na atividade leiteira", alerta.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top