quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como se livrar dos bovinos bravos

09:55

Enrico Ortolani

Como visto anteriormente, bovinos bravos podem ser menos produtivos, têm maior risco de desenvolver certas doenças, complicam o manejo rotineiro, além de terem pior qualidade da carne. A par destes conhecimentos, torna-se necessário diminuir ao máximo a presença destes maus elementos dentro da criação. Toda fazenda tem estes animais indóceis, dependendo principalmente das raças utilizadas, do manejo empregado etc. Um levantamento norte-americano estudou a freqüência deles em garrotinhos confinados de raças européias, de gado Brahman e de cruzados. Os zebuínos lideraram com a presença de 38% de bravinhos, seguidos pelos mestiços (23%) e taurinos (10%).

Um recente estudo realizado numa fazenda selecionadora de Nelore avaliou o temperamento de 5.700 bovinos. Destes 5% eram "encapetados", 11% enfezados, 50% moderadamente bravinhos e os demais 34% faziam parte da turma "da paz e do amor". A pesquisa também concluiu que touros mansos têm razoável chance de gerar mais bezerros da turminha "paz e amor". Empresas brasileiras já avaliam precocemente a presença de marcadores genéticos para docilidade em reprodutores da raça Nelore. Assim, as fazendas só deveriam comprar reprodutores ou inseminarem a vacada utilizando touros comprovados para essa característica.


Embora a prática da inseminação artificial esteja aumentando no Brasil, menos de 10% do gado de corte é inseminado. Assim, a grande pergunta que fica é como selecionar touros comprados de fora ou escolhidos na própria fazenda que sejam comprovadamente mansos. Boa parte dos vendedores de touros procura "dourar a pílula", pois caso pergunte a ele se o touro a ser comprado é dócil, o mesmo responderá que ele é um carneirinho de manso.

Minha sábia nonna Annunciatta sempre citava o ditado italiano "La moglie e la tela non se deve vedere alla luce della candela". Traduzindo, "a mulher e a pintura não devem ser apreciadas à luz de vela", pois ambas têm que ser conhecidas e avaliadas às claras. Assim, você deve testar o grau de mansidão dos reprodutores a serem comprados no próprio curral do vendedor. Adquirir touro pela TV pode ser uma fria, que o leva comprar gato por lebre. Existem várias formas de se tirar a prova dos nove. Citaremos as mais empregadas.

Fonte:www.portaldbo.com
Autor: Prof. Dr. Enrico Lippi Ortolani

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top