terça-feira, 6 de março de 2012

Parceria entre universidades e o setor privado geram avanços para a suinocultura nacional

16:09

Em um ambiente comercial cada vez mais acirrado, diversos são os desafios para que as empresas de suinocultura estejam à frente da suas concorrentes. Uma das apostas é fazer parcerias com universidades e, assim, gerar oportunidades para as empresas ampliarem sua atuação junto à comunidade, investirem na capacitação de profissionais e contribuírem com os alunos, docentes e ainda motivarem novos recursos benéfico para ambas as partes.

Este é o caso da multinacional TOPIGS, especializada no estudo, melhoramento e evolução genética para suínos. No Brasil desde 1995, a empresa vê a parceria com universidades como um grande diferencial que ocasiona impulsos positivos para ambas as partes.

Em Minas Gerais, a TOPIGS mantém parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2007, entretanto, o Departamento de Zootecnia da instituição de ensino mantém contato com o IPG da TOPIGS (Institute for Pig Genetics, Holanda) desde 2006 participando no Projeto da União Européia SABRE. "É gratificante permitir que as pesquisas desenvolvidas na Universidade tenham seus resultados revertidos em favor da produção e ao mesmo tempo formação de recursos humanos de alta qualidade, atendendo as demandas do setor produtivo", diz a professora da UFV especializada em melhoramento genético, Simone Guimarães.


Os profissionais envolvidos no projeto atuam nas rotinas gerais de manejo como em granjas comercias na alimentação, vacinação, procedimentos sanitários, acasalamentos, pesagem de animais e controles zootécnicos diversos.  Quanto aos projetos de pesquisa ali realizados, destacam-se aqueles relacionados com o estudo do controle genético da ovulação, a análise de genes e de proteínas relacionadas com o desenvolvimento da muscularidade, nutrigenômica, desenvolvimento de protocolos para congelamento de sêmen e de embriões e determinação de exigências nutricionais.

Os resultados são nítidos, pois "em diferentes projetos ainda em desenvolvimento, estão sendo identificadas rotas gênicas e metabólicas para a deposição de carne magra, ovulação e resistência a doenças. Quanto aos protocolos de congelamento de sêmen e embriões, novos diluentes e crioprotetores estão em fase de teste de campo para adoção em rotina comercial", explica a professora da UFV que mostra a satisfação com a parceria, "A equipe apresenta motivação para continuar a parceria com a empresa e almeja expandir as áreas de interação para ensino e pesquisa. Por meio da parceria foi possível o melhor controle do rebanho de preservação da raça Piau que é mantido pelo Departamento de Zootecnia da UFV, pois todo controle de acasalamento é feito por meio do software FARM, cedido pelo IPG da TOPIGS. A parceria com a Empresa é muito interessante e permite que os alunos ainda na academia tenham contato com práticas industriais de produção animal", finaliza Simone.

Atualmente estão envolvidos nos trabalhos entre TOPIGS e UFV cinco professores, dois técnicos, três auxiliares em agropecuária, quatro pós-doutores, seis estudantes de mestrado, cinco de doutorado e onze de graduação em agronomia, veterinária, zootecnia, biologia e bioquímica.

E as parcerias entre a empresa e as universidades não param por ai, "Também temos projetos com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em breve com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Vila Velha (UVV)", comenta Doutor Bruno Silva, nutricionista da TOPIGS Internacional.

Fonte:  Assessoria de Imprensa Topigs

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top