segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Febre Catarral dos Ovinos (Língua Azul)

08:55



De acordo o edital nº 29 da Direcção Geral de Veterinária, encontram-se reunidas as condições para cessar a vacinação obrigatória contra o serótipo 1 a partir de 1 de Janeiro de 2012 em bovinos e ovinos, excepto nos concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, onde se mantém obrigatória a vacinação dos ovinos.

A língua azul ou febre catarral ovina é uma doença epizoótica de etiologia vírica que afecta os ruminantes, com transmissão vectorial, incluída na lista de doenças de declaração obrigatória nacional e europeia e no código sanitário para os animais terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O serótipo 1 do vírus da língua azul circula em Portugal desde Setembro de 2007, sendo as medidas de controlo implementadas sucessivamente adaptadas em função da evolução epidemiológica da doença e de avaliação de risco que tem por base os resultados dos planos de vigilância clínica, serológica, virulógica, entomológica e a avaliação dos dados meteorológicos.

NISACOOP
[Publicado na edição de 27 de janeiro de 2012 do Jornal de Nisa (n.º 33, II Série)]

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top