sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Animal de estimação em viagem requer cuidados para evitar multas

11:18

Férias escolares, recesso no trabalho e verão. Esses três sinais mostram que o ano de 2012 já faz contagem regressiva para estrear. Então, nada melhor do que sair de férias com a família, ao lado do animal de estimação. Assim como é necessário levar documentos pessoais às viagens, o mesmo o ocorre com o pet, seja gato ou cachorro. A Clínica Veterinária Mato Grosso, atenta com o aumento das viagens durante o fim de ano, ressalta a importância de o proprietário obter o Atestado de Trânsito, emitido por um médico veterinário de confiança.

Para evitar outros contratempos, antes de planejar a viagem, confira as regulamentações de aviões, trens e navios quanto ao transporte de animal doméstico. Dependendo do porte, o pet pode ficar ao lado do passageiro ou no compartimento de bagagens. É também importante oferecer ao animal o máximo de conforto nas caixas especiais. Elas devem ser do tamanho apropriado, além de possibilitar que o gato ou cachorro fique em pé e que possa girar ao próprio redor.

Nas viagens pelo Brasil, o Ministério da Agricultura exige o Certificado Sanitário, com identificação, raça, origem, nome do proprietário e carteira de vacinação completa emitida por veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária - CRMV. O documento precisa ser do estado de origem. No caso de viagens internacionais, os animais necessitam do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), obtido no Departamento de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura. Para obtê-lo, o dono do pet precisa providenciar o Certificado Sanitário.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a condução de animais nas partes externas do veículo como caçambas ou com parte do corpo para fora da janela é infração grave e custa ao motorista 5 pontos na CNH e multa de R$ 127,69. Caso o motorista esteja conduzindo com animais à sua esquerda ou entre as pernas e braços, o condutor perde 4 pontos na carteira e paga multa de R$ 85,13.

Segundo o médico veterinário Anderson Nogueira, os pets devem viajar em caixas ou presos em coleiras para a segurança tanto do animal quanto a do motorista. “Para uma tranquila viagem em família, os donos de animais de estimação contam com diversos acessórios para o conforto e bem estar dos cães e gatos."

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top