sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bacillus subtilis controla salmonela

11:31

Estudo conduzido por especialistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) demonstrou que a adição do probiótico GalliPro C (Bacillus subtilis DSM 17299 em alta concentração) à ração de frangos de corte diminui significativamente a presença da bactéria Salmonella minnesota no trato intestinal das aves infectadas, equiparando-se aos níveis encontrados em animais não inoculados (controle). Produzido pela dinamarquesa Chr. Hansen e distribuído pela Pfizer Saúde Animal no Brasil, GalliPro C aumenta o ganho de peso das aves e melhora a conversão alimentar, uma alternativa para o uso de antibióticos promotores de crescimento. Esta é a primeira pesquisa a comprovar também a eficácia do produto para controle da Salmonella minnesota em frangos de corte.

Segundo a veterinária e professora Elizabeth Santin, coordenadora do Centro de Estudos da Resposta Imunológica em Aves/Laboratório de Microbiologia e Ornitopatologia da UFPR e responsável pela pesquisa, aos 35 dias de tratamento houve redução de 62,09% na contagem de S. minnesota no ceco (porção inicial do intestino grosso) dos frangos em relação ao grupo controle positivo (infectado) que não recebeu qualquer tratamento. Na análise de amostras das cloacas 48 horas após a inoculação com S. minnesota, houve diminuição de 84,80% na contagem desta bactéria quando comparado ao grupo controle positivo.

Já a redução da presença desta bactéria na cama aviária (material que recobre o piso das granjas e serve como leito para os animais) dos frangos que receberam GalliPro C foi de 76,74% aos 21 dias e de 20,90% aos 35 dias de tratamento. O controle da S. minnesota no ambiente é importante, pois há uma relação direta entre a presença da bactéria na cama e a infestação das carcaças de frango destinadas ao consumo.

Fonte: Avicultura Industrial - Acesso em 18/11/11

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top