sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Número de médicos veterinários no país cresceu 77% em 10 anos

09:56


O trabalho do médico veterinário está em constante crescimento no Brasil. Essa é avaliação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que aponta que o número de profissionais inscritos no quadro da instituição cresceu 77% em 10 anos, passando de 64.067 mil para 113.011 mil. 

Os dados confirmam a expansão da área no país. O veterinário atua na produção e inspeção de alimentos de origem animal, no ensino e no agronegócio e contribui para evitar que doenças sejam transmitidas dos animais para os homens. Segundo o CFMV, ele ainda controla a qualidade dos produtos e alimentos de origem animal no mercado nacional e para a exportação e, sobretudo, cuida da saúde de todas as espécies animais. 


A cada ano surgem mais jovens interessados pela profissão. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, em 2009 foram registrados 48.731 alunos em faculdades e centros universitários de Medicina Veterinária. Atualmente, segundo o CFMV, 160 instituições de ensinos estão inscritas em seu cadastro. 

Para o presidente da instituição, Benedito Fortes de Arruda, na medicina somente as escolas mais bem estruturadas vão sobreviver. "Os clientes do mercado pet estão cada vez mais exigentes. Na produção animal, o Brasil vai necessitar do suporte de diagnóstico crescente para a saúde animal devido às exigências do mercado internacional", diz Arruda. 

A classe comemora nesta sexta-feira (9/9), 250 anos e, segundo Arruda, pretende mostrar a necessidade da profissão não apenas para a saúde e o bem-estar dos animais, mas também, para a saúde pública, no sentido da segurança alimentar, controle de zoonoses, pesquisas biomédicas e proteção ao meio ambiente e a biodiversidade.

Fonte: Globo Rural On-line (acessado em 09/09/2011)

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top