terça-feira, 27 de setembro de 2011

Anvisa e Fiocruz se unem contra testes de produtos em animais

13:17


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) firmou um acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com o objetivo de reduzir testes pré-clínicos ou de segurança feitos em animais. A proposta é a busca por métodos alternativos de experimentação no Brasil.



Com as novas técnicas os animais não serão usados para determinar a segurança ou eficiência de um produto. Para colocar esta atitude em prática será criado o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam), o primeiro da América do Sul, que teve o acordo de cooperação assinado semana passada.

A partir de então, os testes envolvendo animais em laboratório só serão realizados em último caso e se não houver outra opção. Quando a substituição não for possível serão tomadas medidas para reduzir a dor e o sofrimento dos animais.
Segundo o médico Marcelo Morales da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, cada metodologia de experimentação alternativa pode levar até dez anos para ser desenvolvida. Isso é feito com base em pesquisas científicas, mas ainda não há estimativa de quando sairão os primeiros resultados das pesquisas.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é um dos órgãos interessados em apoiar financeiramente o projeto. O CNPq deve destinar em torno de R$ 700 mil ao Bracvam.

Serão avaliados os métodos que tiveram resultado satisfatório no exterior para que, se for o caso, sejam incorporados ao Brasil. Também serão estudadas metodologias próprias levando em consideração as particularidades do país.


Fonte: Pernambuco

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Espaço VetZoo. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top